DICAS DE SEO

5 dicas de SEO para alavancar seu site no Google

Foto de Arquimedes Moscato Ferreira
Arquimedes Ferreira
Sócio/Fundador da Alboom Pro Site

Boa tarde galera!!!

Esse é um post essencial para quem quer ficar bem posicionado no Goolge. Vou explicar de maneira simples alguns conceitos e te dar soluções fáceis para que você tenha mais sucesso e alcance outro nível.

Bom.. primeiramente vou explicar o que é SEO.

SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o ranqueamento do seu site no Google e outros mecanismos de busca. Ok, mas o que diabos isso significa? Basicamente tudo o que você fizer no seu site pensando em melhorar a posição dele no Google pode ser considerado um “SEO”.

1. Título, descrição e keywords

•Título

O título da sua página deve conter sua palavra-chave principal. É importante que ele também explique, em poucas palavras, o conteúdo do seu site. Utilize no máximo 90 caracteres.

Em uma pesquisa rápida que fiz, comparei diversas maneiras de escrever a mesma coisa, por exemplo: “Fotografo de casamento do rio de janeiro”

Note que a frase mais buscada é “fotografo de casamento rj”.

Pra você que estiver com dúvida sobre o que colocar, segue esta dica:

Se o seu ramo principal é fotografia de casamento:
Fotógrafo de casamento CidadeEstado | Seu nome

Se for outro, é só alterar, como por exemplo:
Fotógrafo de família, gestante e newborn CidadeEstado | Seu nome

Descrição

Descreve resumidamente o conteúdo da página. Deve ser criativa e explicativa. Sua palavra-chave principal deve estar presente na descrição uma ou duas vezes. Não é aconselhável repetir muitas vezes a palavra-chave, pois pode ser visto como algo artificial pelos mecanismos de busca, sendo assim passível de punição.

A descrição deve ser mais extensa que o título, porém não é recomendado que ela ultrapasse muito a marca de 200 caracteres.

Keywords

Outra tag que antes era muito importante e hoje perdeu peso é a “keywords”. Você também pode considerá-la se quiser, porém não influenciará de forma relevante o posicionamento de seu site.

2 – Nome dos arquivos e descrições

Na Alboom, mantemos o nome das suas fotos, isso ajuda ainda mais o bom posicionamento do seu site nos mecanismos de busca. É importante que você suba as fotos com um nome coerente e que tenha palavras chaves, por exemplo:

Se você for subir as fotos de um casamento feito em Maresias-SP, com os noivos “Maria e João”, utilize algo assim:

fotografia-casamento-maria-e-joao-maresias-sp-01.jpg
fotografia-casamento-maria-e-joao-maresias-sp-02.jpg
....

Também permitimos que você coloque uma descrição para cada foto. Imagine que uma pessoa cega irá utilizar um software de acessibilidade para ter uma narrativa do conteúdo do seu site, o espaço de descrição da foto serve exatamente para isso: Descrever a imagem em palavras, tornando ela “entendível” por mecanismos que não conseguem “enxergar” essa imagem. Coloque um texto curto, coerente e de preferência que contenha palavras chaves.

Exemplo:

Uma foto para exemplificar como descrever a tag Alt

Descrição: “Foto de um ensaio do casal de noivos, Patrícia e Thiago, sorrindo em meio de uma plantação em Botucatu - SP”

3 – Textos nos Posts

Não tem como você ser achado no Google se não tiver textos em seu site, por isso ESCREVA!!! Quando subir um novo álbum, escreva sobre ele e de preferência utilize palavras chaves.
Exe:

Uma imagem para exemplificar um post na Alboom

4 - Popularidade do site na web

De nada adiantará você trabalhar todos os fatores de SEO acima citados se você não se engajar numa tarefa de tornar seu site popular na Web.

Buscar popularidade pode ser feito de duas formas:

  • 1 – Social Signals

    O “Social Signals”, ou Sinais Sociais, é um fator de SEO que mede a presença de seu site nas mídias sociais. Esse fator é de grande importância para o SEO.

    É obrigatório para quem quiser estar bem ranqueado nas buscas, que seu site esteja presente nas mídias sociais. Afinal, se um site exibe com frequência conteúdos importantes sobre um determinado tema, é natural que seja comentado nas mídias sociais.

    Portanto, invista no social e cadastre seu site nas principais mídias sociais. Divulgue seus trabalhos no Facebook, Twitter, Google Plus, Pinterest e outras que você julgar necessário.

  • 2 – Link Building

    O Google possui um fator chamado Page Rank que analisa a popularidade de um site de acordo com os links que recebe. O Page Rank, nada mais é do que uma nota de zero à 10, dada pelo Google aos sites.

    Quanto mais links externos apontarem para o seu site, maior será o seu Page Rank, consequentemente, melhor o posicionamento deles nos mecanismos de busca.

    Sendo assim, é importante que você tenha estratégias consistentes de criação de links externos para seu site. Ter influência nas mídias sociais é uma das maneiras. Ao divulgar seus artigos e opiniões em mídias sociais você estará mostrando seu site para um grande número de usuários que podem compartilhar seus artigos e links de forma viral nas redes.

    Uma outra dica super importante é você pedir para parceiros divulgar o link do seu site no site deles. Por exemplo, se você fotografa muitos casamentos com o mesmo videomaker, buffet ou cerimonialista, peça para eles citarem sempre o link do seu site quando forem postar um trabalho realizado com você. E claro, faça o mesmo por eles. O Google entende um link como uma referência, e quanto mais referências para seu site, melhor sua popularidade.

5 – Utilize os serviços do Google

Um outro fator muito importante para SEO foi incluído nos algoritmos do Google: a relevância do autor (Author Rank).

Ele avalia se o autor possui autoridade sobre o tema tratado no artigo. Quanto maior a sua autoridade sobre um determinado assunto, maiores as chances de seus artigos sobre aquele assunto aparecerem melhor posicionados no Google.

O Google então precisa saber que você possui autoridade em um determinado assunto. Mas como fazer isso?

O primeiro passo é criar um perfil no Google Plus. Você receberá um código que poderá inserir no HTML de suas páginas identificando o artigo como sendo de sua autoria. A Alboom já possui um campo específico que facilita a inserção desse código.

Você já deve ter visto nas páginas de busca do Google a foto do autor logo abaixo do resultado. Aquela página foi identificada como sendo de autoria daquela pessoa. Na medida que você adiciona novos posts e os mesmos conseguem bons posicionamentos, mais fácil será para que as próximas postagens se posicionem bem.

Um outro serviço importante é o Google Analytics. Nele, você consegue acompanhar os acessos ao seu site, criar metas e acompanhar resultados. Também de fácil integração com seu site Alboom. Para mais informações, acesse: google.com/analytics



SEO é um assunto bem complexo, mas fica tranquilo que a parte chata é com a gente =)

Bom galera, por enquanto é isso. Falo com convicção que se vocês aplicarem essas dicas, irão alavancar no Google.